segunda-feira, 10 de junho de 2013

QUERO SER PETER PAN

Então gente, como eu disse no meu primeiro post aqui do blog, eu estou pensando em fazer jornalismo. Nesses últimos dois meses passei 3hrs por semana fazendo um teste vocacional, um que na verdade me ajudou. Ouvi palestras sobre profissões, mercado de trabalho, possíveis áreas de especialização e atuação, grade curricular de faculdades, etc. Finalmente, há duas semanas atrás, decidi que ia fazer Jornalismo, mas hoje cai na dúvida de novo. 



Participo em do grupo no Facebook chamado Nerdfighters Brasil, que é um grupo de fãs dos textos e dos vídeos do John Green, autor de A Culpa é das Estrelas, no Volgbrothers. Pedi para quem tivesse feito jornalismo me mandar depoimentos sobre a sua experiência na faculdade, matérias preferidas, estágio, trabalho... Enfim, tudo o que eles pudessem me dizer. 

O problema é que as respostas me fizeram tremer na base. Me disseram que só o gosto por escrita não é o suficiente, que você tem de ser apaixonado pelo que faz, porque é muito trabalho para pouca remuneração, pouco reconhecimento e muita crítica e que você só segue no mercado se for apaixonada pelo ramo.

O problema é que eu NÃO sou apaixonada por jornalismo. O que eu amo mesmo fazer é ler milhões de livros um atrás do outro, ver filmes, me apaixonar pelos badboys das milhões séries que eu assisto, ter ataques de fan-girl, escrever resenhas, me perder no silêncio do meu quarto e no barulho dos meus pensamentos, aprender coisas que eu provavelmente nunca vou usar vendo vídeos na Internet, cantar o mais alto possível no chuveiro e aumentar o volume da caixa de som até os tímpanos explodirem. 

Mas nada disso é algo em que se possa graduar, trabalhar e/ou ganhar dinheiro para fazer. O mais próximo que eu consegui chegar foi jornalismo e agora eu não sei nem se consigo. 

Queria ser o Peter Pan. Poder voar até a Terra do Nunca e parar de crescer, sem ter de amadurecer e fazer escolhas difíceis, ter todo o tempo livre do mundo. Isso é pedir de mais? 



Sei que sim, mas é o que eu queria. E se não posso ter isso, o que eu queria em troca é ter certeza de que estou fazendo a decisão certa ou errada. Não ter pressa para resolver algo deste tamanho. 

Me leva embora Peter. Eu vou deixar a janela aberta.


- Little Lottie

Nenhum comentário:

Postar um comentário